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Vendarketing: os benefícios de alinhar os times de Marketing e Vendas

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3 minutos para ler

Você sabe o que é vendarketing? Esse novo conceito surgiu como uma forma de integrar dois setores importantes para o funcionamento da empresa — vendas e marketing —, alinhando metas e gerando resultados positivos na receita do negócio.

Quantas vezes você já viu um empreendimento patinar por conta de atritos e distanciamentos entre essas duas equipes? Quando esses setores atuam de forma independente e sem nenhuma conexão, é comum que surjam problemas de informações perdidas e desencontradas, o que prejudica os resultados no final do mês.

Para ajudar na integração dos dois setores, é fundamental entender melhor o conceito e os benefícios do vendarketing — e nós explicamos tudo neste post!

O que é vendarketing?

O vendarketing é uma estratégia que tem como objetivo criar um alinhamento entre as equipes de vendas e marketing. Isso ocorre para que ambas consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando a cartela de clientes e os índices de faturamento.

Pense, por exemplo, no funil de vendas. Ele é composto de 3 etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. Durante as duas primeiras etapas, o lead interage com a equipe de marketing, é educado sobre o processo, percebe seus problemas e necessidades e, quando vai atrás da solução, ou seja, quando chega ao fundo do funil, é atendido por um vendedor que ignora todo o processo anterior e o trata de forma genérica.

Consegue entender como essa ruptura no processo de venda pode frustrar as expectativas do cliente? É preciso ter em mente que os dois times atuam por um mesmo objetivo. A função do marketing é gerar oportunidades para a equipe de vendas enquanto ela busca extrair o máximo dessas oportunidades.

Quais são os benefícios da estratégia?

Criar essa sinergia entre os times traz muitos benefícios para a organização como um todo. Alguns deles podem ser visualizados em um curto espaço de tempo. A seguir, listamos algumas das vantagens de aderir à ideia.

Alinhamento de informações

Por meio da sincronia de informações e metas, é possível gerar uma comunicação mais eficiente entre os times. Você pode implementar sistemas automatizados, acompanhando cada etapa para que a equipe entenda o andamento do processo e os resultados.

Melhor experiência para o cliente

O vendarketing possibilita um alinhamento dos discursos, diminuindo consideravelmente as informações desencontradas e a quebra de expectativas dos potenciais clientes. Isso é importante para que o lead entenda que está falando com uma única empresa e tenha um processo de compra mais tranquilo e alinhado.

Métricas mais precisas

Com a conexão entre os dois times, é possível analisar as taxas de conversão e o retorno do investimento em todo o funil de vendas com mais clareza, entendendo quais etapas apresentam mais falhas e precisam de atenção e quais estão dando resultados positivos.

Potencialização dos resultados

A metodologia permite criar ações estratégicas e melhorar o relacionamento com o cliente durante todas as etapas do funil, gerando uma melhora de desempenho nos índices de conversão.

O vendarketing é uma estratégia eficaz para alinhar equipes de vendas e marketing, criando cooperação em busca dos objetivos. Implementar essa técnica, além de melhorar a comunicação interna, é uma forma de aumentar faturamento e obter métricas mais precisas.

Você já implementa essa estratégia em seu negócio? Então, deixe um comentário contando um pouco de sua experiência com a metodologia!

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