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Marketing de Influência: como integrar à minha estratégia de eventos?

marketing de influência
4 minutos para ler

Você já ouviu falar sobre marketing de influência? Pois é, convidar artistas e celebridades para participar de eventos sempre foi parte das estratégias de divulgação. Hoje, no entanto, esse cenário mudou um pouco de figura, e podemos encontrar, entre as presenças VIP, os influenciadores digitais.

Na era das redes sociais, onde quem conta com muitos seguidores desempenha um papel importante na tomada de decisões de compra, utilizar o poder dos influencers virou praticamente obrigatório na divulgação de grandes eventos, como os festivais de música.

Mas será que essa é a melhor estratégia para você? Neste post, explicamos um pouco melhor sobre essa nova vertente do marketing e como você pode aplicar em seu evento. Confira!

O que é o marketing de influência?

Esse novo conceito do marketing consiste em realizar ações de divulgação envolvendo produtores de conteúdo independentes com poder de influência sobre um grande público engajado.

A ideia é utilizar a credibilidade e identificação do influenciador perante o público para criar uma ponte entre a marca e os consumidores e, assim, produzir ações em parceria, impactando positivamente no marketing digital.

A estratégia tem se tornado cada dia mais popular no Brasil e é utilizada em diversos tipos de eventos, desde festivais de música, como o Coachella, Rock in Rio e Lollapalooza, até eventos de nicho, como feiras de games e eventos esportivos.

Por que investir nos influenciadores digitais?

Inserir os influencers em sua estratégia de marketing para eventos pode ser uma excelente forma de conseguir bons resultados. Isso porque esses criadores contam com uma comunidade unida e comprometida, que respeita suas opiniões e compra suas ideias.

Além disso, os influenciadores têm o poder de alcançar um grande volume de pessoas e criar tendências. Mas nem só de milhões existe esse mercado. Atualmente, é possível encontrar nomes importantes nos mais variados nichos, permitindo que você atinja públicos específicos de forma muito mais eficiente.

Como colocar essa estratégia em prática?

A palavra é estratégia. Nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é o certo para a sua campanha. É preciso, antes de qualquer coisa, fazer um trabalho de pesquisa e planejamento para que seus resultados sejam positivos. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar.

Tenha clareza dos objetivos e do público-alvo que deseja alcançar

É importante criar um planejamento estratégico e fugir de abordagens muito genéricas. Por isso, saiba claramente qual é o público que você deseja atingir e quais são os objetivos da campanha. Se você realizará um evento no Nordeste, por exemplo, não faz sentido buscar influenciadores que falam, majoritariamente, com pessoas do Sudeste.

Procure influencers que realmente conversem com a sua marca

Esse é outro fator importante para ser levado em consideração. Seu evento é patrocinado por uma marca de cerveja? Talvez não seja uma boa ideia convidar aquele influencer que fala abertamente sobre não consumir álcool. É preciso buscar por criadores que realmente conversem com a marca, para conquistar um resultado mais orgânico e natural.

Co-crie ações autênticas que façam sentido com o conteúdo do influenciador

Por fim, um erro comum é exigir que as ações sejam feitas da forma que a marca quer, sem se preocupar com a linguagem do que está sendo feito. Se milhares de pessoas seguem o influenciador, é porque acreditam nele e se identificam com a forma como o conteúdo é passado. Por isso, confie no trabalho do influencer e busque criar materiais que façam sentido para ambos.

Utilizar marketing de influência pode ser a melhor forma para divulgar seu evento e alcançar um grande número de pessoas. No entanto, é preciso conhecer o mercado de influencers para definir os nomes mais interessantes para a sua estratégia. Confira os trabalhos recentes do influenciador e verifique se a linguagem e o conteúdo utilizados condizem com os valores da empresa.

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