fbpx

Entenda a importância de um projeto de som para seu evento

projeto de som
6 minutos para ler

Você passou meses planejando o seu evento, está tudo perfeito, mas chega o “dia D” e o som falha. Ele não consegue ser ouvido pelos participantes, apresenta problemas com microfonia e coloca boa parte do trabalho a perder. Com isso, o início da solenidade acaba atrasando, os participantes ficam impacientes e começam a sinalizar que podem ir embora.

O cenário de terror descrito acima é só para demonstrar a importância de um bom projeto de som em um evento e como você deve prestar atenção a esse item na hora de realizar qualquer produção. Neste artigo vamos falar sobre projeto de sonorização para ambientes específicos, equipamentos e muito mais. Continue a leitura e passe longe deste tipo de problema!

Saiba como fazer a sonorização de um evento

Antes de montar um projeto de som, você deve entender o que é um sistema de sonorização. Trata-se de um conjunto de aparelhos que reproduzem o som de um local e que devem se adequar às características daquilo que se pretende passar ao público.

Na hora de montar o projeto é preciso responder algumas perguntas para escolher os equipamentos certos para montagem do sistema:

  • como é o local a ser sonorizado;
  • qual o objetivo dessa sonorização;
  • qual o nível de ruído do ambiente;
  • qual o orçamento previsto;
  • quais as possibilidades de instalação do local.

Entenda a importância da sonorização e seus equipamentos

Agora que respondeu as perguntas, você sabe qual o perfil de sonorização que vai atender às demandas do seu projeto. De acordo com a dimensão do evento, você deverá definir a quantidade de caixas que vão reproduzir o som. É interessante que você faça uma planta do ambiente e observe os pontos em que desejaria colocar as caixas, a fim de passar as informações ao técnico de som.

É importante ter cuidado com esse tipo de ambientação para que o som seja uma experiência boa em termos de volume e de definição. Um volume alto não é sinônimo de qualidade e a equalização precisa ser feita por um profissional. Você precisará ainda de um bom amplificador, adequado às proporções do evento e de um equipamento que proporcione a interligação de todos esses itens sem dar margens para muitos imprevistos.

Verifique se o lugar onde será realizado o evento já dispõe de caixas e mesa de som, e consulte uma empresa especializada para que não haja problema. Os profissionais poderão te orientar sobre as melhores escolhas, levando em conta o seu planejamento feito anteriormente.

Dependendo do tipo de ação que estiver realizando, considere ainda a qualidade e a testagem dos microfones, a oferta de fones de ouvidos para situações imersivas e, é claro, a escolha de bons equipamentos. Em ambientes amplos, você precisará de caixas de retorno estratégicas, principalmente se houver palco ou área exclusiva para as apresentações.

Também é importante ter ao seu lado uma equipe capaz de operar equipamentos de áudio, para que nada saia errado. Confiar em amadores pode ser um desastre para a produção do evento.

Além de todo esse aparato, é preciso que você foque na experiência do seu participante. A qualidade do som está boa? O volume está agradável? Tudo é completamente compreendido?

Saiba como fazer seu projeto de som

Como vimos, muitos detalhes e equipamentos compõem um bom projeto de som, além de ser preciso levar em conta a quantidade de pessoas e as características do ambiente. Faça uma lista de todos os elementos: inclua detalhes sobre disposição de mesas e cadeiras, bem como estruturas do local. 

Na planta, anote a posição pretendida para os equipamentos de controle, além da quantidade e provável localização das caixas. Uma empresa especializada no ramo saberá fazer com eficiência cálculos de potência e a indicação adequada para cada caso.

Entenda como um bom projeto de som pode otimizar a experiência do público

Um evento pode ter vários objetivos, mas alguns deles são comuns a todas solenidades: causar uma boa experiência aos participantes. Afinal, ninguém investe em um acontecimento para que o público saia insatisfeito ou até mesmo falando mal, não é mesmo?

Por isso, o áudio dos microfones, músicas e vídeos devem apresentar uma qualidade que beira a excelência, permitindo que todo e qualquer som seja, além de compreendido, agradável aos ouvidos. E os detalhes devem ser considerados.

Ao longo deste artigo, você entendeu como cuidar para que os microfones sejam utilizados da melhor forma e quais instrumentos podem ser oferecidos para melhorar ainda mais a percepção dos participantes dentro do evento. Contudo, também é importante saber que esse resultado pode ser mensurado.

A aplicação de um questionário, uma pesquisa de satisfação ou até mesmo uma enquete nas redes sociais pode revelar a opinião do público sobre o evento, o que atingiu as expectativas de cada indivíduo e, ainda, colher sugestões do que pode ser melhorado.

Dessa forma, é possível promover uma experiência ainda mais positiva nas próximas ocasiões. Como você deve saber, acertar na organização de um evento traz vários benefícios para uma empresa, como:

  • aumentar a visibilidade da marca no mercado;
  • atrair e fidelizar clientes;
  • destacar o lançamento de um novo produto no mercado;
  • contribuir para que a empresa garanta uma posição de excelência do segmento de atuação.

Um bom projeto de som também tem o poder de fazer com que as pessoas fiquem imersas na experiência, fazendo com que a sua ação permaneça por um longo período em sua memória. Inclusive, pode servir de inspiração para ações do seu cliente ou até mesmo da própria concorrência. Ou seja, você realmente é capaz de transformar o seu negócio em uma referência.

Portanto, seja na organização de um pequeno evento ou uma megaprodução, contar com um projeto de som realizado por uma equipe especializada e equipamentos de última geração é a melhor forma de garantir uma experiência positiva e marcante para o seu público.

Se interessou pelo tema? Agora que você entende a importância de uma equipe profissional para cuidar do seu evento, que tal entrar em contato com a Ampère e falar com um time de especialistas? Assim eles podem ajudar você nesse processo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

error: Content is protected !!